A Living Architecture publicou recentemente fotografias do “Secular Retreat” ou “Retiro Secular”, um edifício projetado por Peter Zumthor e que está muito próximo de ser inaugurado em Chivelstone. Este será o primeiro projeto de caráter permanente construído pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker no Reino Unido.
O dramático edifício, em suas camadas de concreto e vidro será o sétimo projeto comissionado pela Living Architecture, “concebidos por importantes artistas e arquitetos em locais únicos e exclusivos em toda a Inglaterra”.
Situado nas colinas ao sul de Devon, a horizontalidade do edifício é enfatizada segundo as formas de suas lajes de concreto aparente feitas com formas artesanais de madeira, tanto interior quanto exteriormente. Este projeto marca a continuidade do trabalho de Zumthor, uma arquitetura atemporal e reflexiva, implantada no lugar de uma antiga casa de madeira dos 1940.
Torna-se cada vez mais raros os momentos em que podemos nos sentar em uma casa e observar uma bela paisagem, um panorama o qual não haja sequer um traço de outro edifício que interrompa as linhas sinuosas das colinas no horizonte. Tranquilidade, contemplação, luxuosidade. Eu não pude resistir ao convite para projetar este edifício.
-Peter Zumthor
A paisagem e o espaço aberto são centrais para o conceito de Zumthor, o qual conta ainda com um projeto de paisagismo desenvolvido em parceria com a Rathbone Partnership, com sede em Devon, compreendendo 5.000 espécies locais de árvores e arbustos. A forma horizontal do projeto foi esculpida para enquadrar as vistas dessa paisagem extensa e o contexto natural mais amplo em todas as direções.
A casa poderá acomodar até dez pessoas com cinco quartos divididos em duas alas. Um espaço central, grande e aberto, une estas duas alas que se desenvolvem por sobre uma laje de pedra construída em placas de tamanhos diferentes para refletir as características únicas desta rica matéria-prima proveniente de uma pedreira regional.
Os quartos são bastante simples em suas formas, um "grande nicho esculpido neste tecido de concreto e vidro". Os assoalhos de madeira se unem com as grandes aberturas do piso ao teto com vista para os vales, enquanto os banheiros seguem a linguagem do edifício, mais pedra e mais concreto. Para trazer uma sensação de aconchego aos espaços interiores, o trabalho de marcenaria foi cuidadosamente planejado e executado, configurando as portas, prateleiras embutidas, guarda-roupas e os móveis da cozinha, tudo acabado com madeiras de macieiras e cerejeiras.
Arquiteto: Atelier Peter Zumthor
Arquiteto de execução (fase 1): Mole Architects
Arquiteto local (fase conceitual): David Sheppard Architects
Paisagismo e consultoria: The Rathbone Partnership
Gerenciamento de obra: Simon Cannon Ltd
Estrutura de concreto: Woodmace Concrete Structures Ltd
Engenharia estrutural: Jane Wernick Associates
Quantitativos: KM Dimensions
Engenharia e sustentabilidade: Transsolar and Integration UK
Via: Living Architecture